imagoverbalis

um dilema chamado cor-de-rosa ou azul-bebé

leave a comment »

tendo o privilégio de pertencer a uma geração (e um tempo, uma cultura) onde a menina princesa não era restringida só à maquilhagem e aos tutus branquinhos, mas era capacitada para arranjar um cano roto e vestir o fato-macaco para tratar do carro, e onde os rapazes brincavam com gi joe nos intervalos da aprendizagem a fazer bolos e a tratar de bonecos como se fossem filhos, era surreal todo aquele cenário (proposto, a não dizer uma tentativa forçada) de escolher as cores das paredes do quarto, da cama e da roupa, tudo em azulinho (houve quem sugeriu convicto), quando se soube que ia nascer um filho.

desculpa? porquê? por que razão? tradição? impor um papel já predefinido ao miúdo logo que sai da barriga? formatá-lo? sorry, mas devem estar enganados. essa comigo não funciona.

sim, tudo bem, os tempo mudam e as coisas se calhar já não são tão lineares nesta sociedade. mas, mesmo assim, tranquilizam parcialmente as notícias lá da terra no norte.

a lei que diz respeito ao ensino pré-escolar estabelece um sistema proactivo para criar igualdade entre os géneros. não está tudo bem ou a 100% no paraíso, longe disso, mas, há estabelecimentos que de facto baseiam toda a sua pedagogia num trabalho desenvolvido para tratar as crianças como indivíduos com necessidades claramente individuais e não empacotar os menino e as meninas ou estereotipar, por exemplo através de brincadeiras mais femininas ou masculinas, que muitas vezes acontece por puro hábito.

respeito pelo outro, amizade e tolerância zero de violência são valores transmitidos aos pequenos e são dados a liberdade de testar papeis diferentes, descobrir as suas aptidões e ter espaço de crescimento enquanto seres humanos. sem restrições. para deixar fluir a sua criatividade inata. desenvolver o auto-estima. deixá-los ser crianças. multifacetadas. multicoloridas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: