imagoverbalis

soberania alimentar – uma questão de sobrevivência

leave a comment »

soberania_alimentar_imagoverbalis

há partidos políticos que colocam a questão da alimentação como um assunto primordial na suas intervenções. e ainda bem que assim é. alguém tem de levar esta luta emergente à sério. comer é um direito básico. alimentar-se com qualidade também. para todos. em todo o lado. e vivendo numa sociedade desenvolvida e pertencendo  aos ditos países do primeiro mundo é irónico que fazemos tudo para caminharmos na direcção de uma realidade onde arriscarmos ficar sem mantimento, e isto num futuro não muito longínquo.

realizamos as colheitas antes dos frutos são maduros. produzimos em tanto excesso que deitamos fora milhões de toneladas de comida diariamente. isto em vez de produzirmos qb, distribuindo os alimentos de forma justa. estragamos as espécies. e corremos riscos de saúde.

felizmente há jornalistas em cima do assunto que nos alteram e nos informem.o jornalista fredrik gertten foi recentemente processado pelo gigante dole por difamação no seu documentáriobananas!” e censurado a denunciar que os trabalhadores nas colheitas se tinham tornado estéreis por causa das pesticidas utilizadas. outra lutadora em nome dos alimentos, isabella lövin, jornalista sueca premiada variadíssimas vezes em 2007 pelo seu jornalismo de investigação sobre os estados dos oceanos, as políticas de pesca a nível local, regional, nacional e europeu lançou o inquietante “oceano silencioso – à caça do último peixe” (ainda não traduzido para português) sobre como a indústria piscatória até é subsidiada enquanto apanha cada vez mais cedo o bacalhau, o salmão, a enguia, travando o seu processo de criação e consequentemente alterando todo o equilíbrio do eco-sistema.

precisamos de cuidar das nossas terras, da nossa riqueza aqui e agora, e o que melhor do que apoiar os produtores nacionais, aqui por perto, a virar a esquina. para termos boas alternativas.  ainda não é demasidao tarde. sem ter afiliação n’os verdes, a soberania alimentar é uma causa a apoiar!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: